"O Elefante Republicano", charge de 1874 de Thomas Nast - enviada por Eva
o Elefante Sagrado, Thomas Nast - capa do Harper's Weekly, 8 de março de 1884
Os partidos Republicano e Democrata dos USA tem como símbolos respectivamente um Elefante e um Burro (Jackass). Estes símbolos se tornaram populares ainda no século XIX, especialmente depois de utilizados pelo chargista Thomas Nast.
Acima duas de suas charges, uma de 1874, onde o Burro Democrata se veste de leão e espanta os animais da floresta, incluindo o Elefante Republicano, que em seu dorso tem escrito "voto republicano". A charge parece fazer alusão aos diversos jornais e revistas da época em New York: N.Y. Herald, N.Y. Tribune, N.Y. Times. Uma coruja, que parece saída de um Capricho de Goya, "El Sueño de la Razón Produce Monstruos", traz escrito em sua cabeça N.Y. World.
A outra, "O Elefante Sagrado" para as eleições de 10 anos depois.
Suas sátiras se tornaram tão populares que continuam sendo utilizadas mais de 140 anos após sua publicação.
O símbolo do Burro Democrata é mais antigo: foi a alcunha atribuída a Andrew Jackson na eleição de 1828, primeiro como uma zombaria de seus adversários políticos, mas acabou sendo utilizada pelo próprio candidato em seu favor.
O cartunista utilizou a figura do Burro Democrata em 1870 em um cartoon para a Harper's Weekly. A associação tornou-se tão popular que em 1880 o próprio Partido Democrata começou a utilizar-se do Burro como seu símbolo.
*******
mais cartoons de Thomas Nast na Harper's Weekly
Nenhum comentário:
Postar um comentário