sábado, 18 de maio de 2019

Oglala Lakota (Sioux)



Bandeira Oglala


Referências do povo Oglala (ou Ogalala), uma das 7 subtribos dos Lakota, da etnia Sioux, hoje vivendo na reserva de Pine Ridge no Sudoeste do estado de South Dakota, a oitava maior reserva dos USA.

A primeira vez que ouvi falar nos Oglala foi através de uma foto de Edward Curtis (1868-1962), fotógrafo americano que registrou em mais de 2000 fotos e textos distribuídas nos diversos volumes de seu The North American Indian as tribos remanescentes da América do Norte na passagem do século XIX e XX.

A foto em questão é da filha do chefe American Horse (abaixo)



o Chefe American Horse




Entre os Oglala viveu o Chefe e curador Sitting Bull (Tȟatȟáŋka Íyotake), reconhecido como o líder do último movimento de resistência nativo ao governo dos USA. Foi morto por agentes federais a 15 de Dezembro de 1890.



Certamente a história dos povos Nativos Americanos foi bastante atribulada depois da chegada dos Europeus, e os documentos históricos sempre foram bastante explícitos a respeito. No caso de Sitting Bull, que havia vencido as tropas do General Custer na batalha de Little Bighorn e escapado para o Canadá, a promessa de liberdade foi um pretexto para favorecer seu retorno que culminou com seu assassinato na ocasião da tentativa de sua prisão.


A acusação que levou ao decreto de prisão a Sitting Bull foi a de que ele fazia parte de um movimento politico e religioso de resistência indígena chamado Ghost Dance, que em tese reunia os mortos aos vivos através da dança para lutar contra os homens brancos. Mas talvez o real motivo para seu assassinato fosse o fato de Sitting Bull ser contrário a venda de terras Sioux ao governo americano.

Ghost Dance em Pine Ridge



Abaixo uma delegação indígena em reunião com o Governo Americano em Washington, DC no ano de 1870.
 

....

Em 2014 foi aprovado através de um plebiscito a mudança de nome de Shannon County, que fica dentro da reserva de Pine Ridge, para Oglala Lakota County.
O antigo nome do condado deriva de Peter Shannon, que foi o Juiz que negociou a venda das terras dos Oglala para o governo dos USA, no século XIX.





Nenhum comentário: